Apresentação
Sou Nícolas, formado em Física pela UFMG e cursando o mestrado na Unesp. Sempre amei aprender e ensinar o que aprendo. Também sempre achei que o ensino das exatas, especialmente Matemática e Física, muito precário e prejudicial para o próprio aluno. Tenho, para mim, que ensinar os "comos" e "porquês" das coisas é a parte mais fundamental dessas disciplinas. Mostrar de onde vem e para que serve tais coisas, não só facilita o entendimento do aluno como também o motiva e gera maior interesse.
Em resumo, estudar é igual a construir uma casa, sem uma base bem fundamentada, a estrutura toda fica fragilizada,
Se você busca compreender de fato como a Matemática e a Física funcionam, ir além dos métodos mecânicos de resolução de exercícios, eu posso te ajudar.
É muito importante que o aluno se identifique com o professor e seu método. Por isso, a primeira aula é de graça, para ver se a dinâmica é boa.
Metodologia
Busco sempre dar aos alunos uma motivação para o estudo. Por que aprendemos o que aprendemos? Aonde essas coisas aparecem no nosso dia a dia? Eu tenho para mim que o aprendizado fica muito mais interessante quando sabemos aonde esses conhecimentos aparecem no mundo real.
Junto disso, acho importante usar a tecnologia ao nosso favor. Matemática e Física muitas vezes são complicadas de entender e visualizar os conteúdos. Ocorre com frequência de serem coisas abstratas e distantes. Um acréscimo que eu gosto de trazer são simulações para facilitar o entendimento. Programas de computador que retratam os conteúdos estudados são um grande facilitador.
Por fim, tento sempre reinventar as explicações quando uma dúvida não é esclarecida. Sempre busco novas formas de fazer o conhecimento chegar aos alunos e novas formas de sanar dúvidas. Resoluções de exercícios e exemplos também são extremamente importantes e se faz presente em toda aula.
Experiência
Já dei várias aulas particulares, indo do ensino fundamental até o ensino superior. Além disso, durante a minha graduação, participei de programas da universidade que tinham como objetivo prestar auxílios a alunos portadores de deficiência. Ao longo dos dois anos que participei dos projetos, auxiliei alunos com deficiência visual, déficit de atenção e do espectro autista.