Apresentação
Olá ! Sou Mateus ! Pianista, professor, pesquisador e também biológo. Me formei em biologia e atualmente curso bacharelado em Piano Erudito na UNICAMP. Faço pesquisa nas áreas de bioacústica e também em performance pianística. Sobretudo na área musical, sou pianista recitalista, correpetidor e arranjador, tendo trabalhado com teatro musical, também. Também sou tenor, integrante do Coro Contemporâneo de Campinas. Tenho experiência no ensino de piano e de teoria musical, do nível iniciante ao avançado. Minhas aulas são voltadas a pessoas que desejam tocar piano e também se aprofundar no mundo da música de forma ampla. Também leciono teoria musical para vestibular.
Metodologia
Minha metodologia de ensino consiste numa combinação da vontade do aluno e de uma avaliação das necessidades do mesmo para que atinja seus objetivos no instrumento. De acordo com os objetivos do aluno ao aprender piano e música, traçaremos um plano de estudos para atingir essas metas. Cada pessoa tem necessidades diferentes e caberá ao professor, com ouvido e pensamento crítico, estudar o melhor caminho para o aluno em questão. As dificuldades serão avaliadas aula a aula, assim a proposição de exercícios, estudos, leituras, conhecimento teórico e também prático serão sugeridos pelo professor. Usualmente utilizo uma combinação de métodos diferentes, personalização de exercícios e prática de criação de arranjos com o aluno.
Experiência
Bacharelado em andamento em Música com Habilitação em Piano Erudito (UNICAMP);
Atuação como pianista recitalista, arranjador e correpetidor. Fui participante ativo de masterclasses de pianistas consagrados como Julija Botchkovskaia (Ucrânia), Ney Fialkow, Mauricy Martin, Cristian Budu, Javier Gómez (Espanha), Marco Antonio Almeida (Alemanha/Brasil), entre outros. Atuei junto a coros de Rio Claro, Piracicaba, Campinas e São Paulo. Em Piracicaba, junto ao coro Allegro Vocale, fui pianista integrante das montagens de "A Casamenteira" (2017 e 2018) e "Mamma Mia - O Show" (2019), além de acompanhar o coro em recitais de canto. Atuei junto ao Coral e Grupo Vocal Luiz de Queiróz (ESALQ), sob regência de Cíntia Pinotti. Diversas vezes atuei como correpetidor em recitais de canto e/ou instrumentos. Junto ao Coro Contemporâneo de Campinas, fui integrante do coro da estréia mundial da ópera "Ritos de Perpassagem", de Flô Menezes, no Theatro São Pedro (São Paulo-SP).