Apresentação
Sou professora de Inglês há cinco anos, embora estude o idioma há mais de uma década. Sou bacharel em História e me interesso pelas enormes áreas das Ciências Humanas e das Letras. Também sou apaixonada por teatro e, sempre que posso, faço aulas e me engajo em algumas apresentações.
Tenho a certeza de que o aprendizado (de qualquer disciplina ou técnica) flui melhor com leveza, isto é, quando os alunos se sentem impelidos, estimulados e interessados naquilo que estudam. Por isso, minhas aulas são necessariamente construídas a partir dos interesses e objetivos dos meus alunos.
Metodologia
Por ter sido exposta a diferentes metodologias (Communicative Approach - IBEU, Blended Learning - Wise Up, Drilling Technique - BRASAS), concilio as estratégias que julgo ser mais eficientes e funcionais de cada método.
A gramática e suas estruturas são o alicerce de qualquer língua. No entanto, o fenômeno comunicativo que se estabelece a partir de uma língua extrapola este alicerce. Por isso, ensino a gramática a partir dos seus usos concretos e contextualizados. Para tanto, utilizo artigos de jornais, músicas, séries, enfim, qualquer "produto" cultural que sirva de exemplo das possíveis aplicações dos conteúdos gramaticais. A partir do diálogo com o aluno, de seus interesses e metas, formulo e reformulo constantemente as aulas, tendo em vista o objetivo principal de minhas aulas: que o aluno aprenda o idioma.
Experiência
Trabalho há cinco anos como professora de Inglês, já tendo lecionado no BRASAS, no Yes! e na WIZARD. Atualmente, sou professora da Wise Up e também dou aulas particulares. Fui exposta a diferentes metodologias (Communicativa Approach - IBEU, Blended Learning - Wise Up, Drilling Technique - BRASAS), e acredito que cada aluno tem seus desafios e suas preferências ao aprender uma língua.
É preciso estabelecer um diálogo aberto entre professor-aluno para que as melhores estratégias sejam aplicadas. Além disso, se o aluno tem predileção por algum tema, este interesse precisa ser explorado e servir de propulsor do aprendizado. Se por um lado a gramática é fundamental, nem por isso devemos ficar ancorados nela e "engessados" nela. A produção em qualquer língua adquire diversas facetas e precisamos explorá-las.